Mercado opera misto e aguarda dados econômicos e operacionais

Atualizado em -

Mercado opera misto e aguarda dados econômicos e operacionais Freepik
► IOF sobre transferência ao exterior começa a cair em 2023 e será zerado em 2028► Desempenho da pequena indústria melhora, mas matéria-prima preocupa► WEG anuncia aquisição de divisão da empresa italiana Gefran por €23 milhões

Clique e fale com um especialista VLG Investimentos

Clique e fale com um especialista VLG Investimentos

Hoje, os mercados mundiais operam mistos. Nesta semana, teremos payroll nos EUA, decisões de política monetária na Austrália e na Inglaterra, na terça-feira e quinta-feira, e amanhã inicia-se nossa reunião do Copom. Destaque também para a decisão de produção da Opep+ na quarta-feira.

Nos EUA, teremos a leitura final do PMI de manufatura às 10:45 (exp. 52,3). Às 11:00, serão divulgados os gastos com construção de junho (exp. 0,2% m/m) e o índice ISM industrial de julho (exp. 52,0). As empresas Uber (U1BE34), Starbucks (SBUB34), Airbnb (AIRB34) e Paypal (PYPL34) divulgarão seus resultados nesta semana.

Na Europa, reflete-se os sólidos resultados financeiros do setor bancário divulgados na madrugada. Na região, a taxa de desemprego ficou estável em 6,6% em junho, conforme as expectativas, acelerando os ganhos do euro contra o dólar. Na Zona do Euro, a leitura final do PMI de manufatura de julho ficou em 49,8 (exp. 49,6). Na Alemanha, a leitura final do PMI de manufatura de julho avançou para 49,3 (exp. 49,2) e as vendas no varejo de junho recuaram 1,6% m/m (exp. +0,3%). No Reino Unido, a leitura final do PMI de manufatura de junho caiu para 52,1 (exp. 52,2).

Na China, o PMI Caixin de manufatura caiu para 50,4 em julho (exp. 51,5). O chefe do órgão regulador de valores mobiliários do país disse que a agência fará das operações estáveis do mercado de capitais uma prioridade, enquanto as montadoras subiram na esperança de aumento da demanda por veículos de energia renovável. As bolsas fecharam em: Shanghai SE (China), +0,21%; Nikkei (Japão), +0,69%; e Hang Seng Index (Hong Kong), +0,05%.

Brasil

No Brasil, teremos a decisão do Copom na quarta e retomada das atividades legislativas em Brasília. Hoje, foi divulgado o relatório Focus, com expectativa para inflação e PIB melhores para 2022 (7,15% e 1,97%, respectivamente), mas piores para 2023 (5,33% e 0,40%).

Commodities

Entre as commodities, os contratos futuros do minério de ferro em Dalian (China) fecharam em alta de 0,83% e o petróleo Brent opera em queda de -1,49%.

Corporativo

No cenário corporativo, a Petrobras (PETR3, PETR4) negou a possibilidade de atual condução de venda de sua participação na Braskem (BRKM5). Ao comentar notícias veiculadas na imprensa, a estatal reafirmou que sua fatia na Braskem faz parte da carteira de ativos à venda, de acordo com plano estratégico divulgado. No entanto, disse que não há nova negociação. Antes disso, na sexta, o jornal Valor Econômico publicou que a Braskem teria recebido três ofertas separadas de aquisição pelo BTG (BPAC11), pela Unipar (UNIP6) e pela gestora americana Apollo.

A B3 divulgou a 1ª prévia da carteira teórica do Ibovespa com base no pregão de 29/julho para o período de setembro a dezembro de 2022. Arezzo (ARZZ3), Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3) foram incluídas no índice, enquanto a JHSF (JHSF) foi excluída.

Relacionados:

► IOF sobre transferência ao exterior começa a cair em 2023 e será zerado em 2028► Desempenho da pequena indústria melhora, mas matéria-prima preocupa► WEG anuncia aquisição de divisão da empresa italiana Gefran por €23 milhões

Leia mais: