Não cometa esses CINCO ERROS ao começar a investir

Atualizado em -

Não cometa esses CINCO ERROS ao começar a investir Yan Krukov | Pexels
► 4 Motivos Para Você Investir Agora► Dinheiro na poupança perde poder de compra e rende abaixo da inflação há quase dois anos► ANS aprova ajuste de 15,5% nos planos de saúde, maior aumento desde 2000

Se você está lendo este texto, provavelmente, é porque já deu o primeiro passo para se tornar um investidor. Então, parabéns! Porém, para que a sua caminhada no mundo dos investimentos seja positiva e siga como um hábito recorrente na sua vida é essencial tomar alguns cuidados para evitar cometer esses CINCO ERROS.

Portanto, para você ganhar tempo na multiplicação do seu patrimônio e evitar perdas de grana preste atenção no que você não deve fazer, Okay?!

1. Não saber seu perfil de investidor

Não cometer esse erro é simples: defina seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) antes mesmo de começar a montar sua carteira de investimentos e escolha produtos alinhados ao que você espera, tanto em termos de risco quanto de rentabilidade.

Taí um erro a ser evitado a qualquer custo, pois não saber qual é o seu comportamento em relação a investimentos pode levar à escolha de aplicações que não são as mais indicadas por não estarem alinhadas às suas expectativas e objetivos financeiros.

2 - Ficar extremamente ansioso para enriquecer

Por conta da ansiedade para enriquecer, é comum que o investidor iniciante cometa deslizes como investir todo o seu dinheiro em aplicações arriscadas, como ações, ou seguir a manada e aplicar todos os recursos em apenas um investimento.

Lembre-se: é importante planejar os investimentos, avaliar os riscos e não mudar os planos apenas para ter um retorno rápido.

3 - Não mudar de opinião

Em vários momentos é preciso flexibilizar e, até mesmo, aceitar perdas em nome de melhores resultados no futuro. Portanto, é importante sempre acompanhar o mercado de investimentos e seguir estudando para se manter atualizado.

[Nesse sentido, é importante não ficar preso a determinadas categorias de investimento, não aceitando mudanças.]

4 - Não diversificar a carteira

Sem dúvida algo que pode atrapalhar a sua evolução como investidor. Não diversificar sua carteira, colocando todo o seu capital disponível para aplicações no mesmo tipo de produto financeiro.

O ideal é planejar e diversificar a carteira considerando sempre objetivos financeiros de longo, médio e curto prazo. Dessa forma, reduz-se o risco de perdas e a rentabilidade não fica comprometida.

5 - Esquecer o acompanhamento periódico

Por fim, mas não menos importante, qualquer investidor precisa ter disciplina e dedicar algum tempo para acompanhar seus investimentos de forma periódica. Ou seja: não adianta fazer uma aplicação e esquecer dela.

Para evoluir como investidor, sempre confira como está o desempenho da sua carteira de investimentos, fazendo uma comparação entre as aplicações que fazem parte dela e os outros produtos disponíveis no mercado.

Ao acompanhar recorrentemente seus investimentos, você pode decidir se mantém sua carteira como está ou se vale a pena trocar alguma aplicação por outra opção que esteja com desempenho melhor.

VLGI School

Assista abaixo ao nosso último episódio semanal da VLGI School e evite esses erros na sua caminhada como um investidor de sucesso.

Relacionados:

► 4 Motivos Para Você Investir Agora► Dinheiro na poupança perde poder de compra e rende abaixo da inflação há quase dois anos► ANS aprova ajuste de 15,5% nos planos de saúde, maior aumento desde 2000

Leia mais: