Como se livrar das DÍVIDAS

Atualizado em -

Como se livrar das DÍVIDAS Envato
► Gastos Invisíveis: pequenos gastos com um grande peso no seu bolso► Número de investidores em renda fixa cresceu 17% nos últimos 12 meses, aponta B3► Elon Musk se reúne em São Paulo com empresários e governo para anunciar Starlink na Amazônia

Ter um controle do orçamento muito bem planejado para não cair no vermelho não é algo tão simples para a maioria dos brasileiros. No momento, você está com dívidas? Pois, então, tá na hora de você focar em manter o seu nome limpo e passar a ter uma vida financeira saudável.

O primeiro passo é você entender que esse não é um problema só seu. Não se envergonhe. Segundo levantamento divulgado, no começo de maio, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de brasileiros endividados bateu novo recorde em abril: 77,7% das famílias brasileiras fecharam o mês com alguma dívida, contra 77,5% em março.

Os dados sobre a inadimplência também atingiram uma nova máxima histórica. A proporção de famílias com contas em atraso ou dívidas passou de 27,8% em março para 28,6% em abril. No período de um ano, o aumento registrado foi de 4,3 pontos percentuais.

"A inflação alta, persistente e disseminada mantém a necessidade de crédito para recomposição da renda, fazendo com que as famílias encontrem nos recursos de terceiros uma saída para a manutenção do nível de consumo", destaca o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Vale destacar, que o cartão de crédito é o principal motivo das dívidas. Entre as famílias endividadas, 88,8% têm dívidas com o cartão.

"É importante se informar em relação a linhas de crédito mais baratas. Buscar possibilidades de negociar o pagamento do que você deve para que fique com juros menores. Compare taxas de juros de linhas de crédito diferentes para que tenha a oportunidade de fazer essa migração. Existe, inclusive, a opção de fazer a portabilidade da dívida de uma instituição para outra", aponta Leonardo Milane, professor da VLGI School.

Um dos passos mais importantes para virar o jogo é fazer o levantamento de todas as suas dívidas e organizar isso numa planilha. Saber exatamente quanto você tem de gastos no dia a dia e quanto tem a pagar de dívidas dará clareza e oportunidade de traçar um planejamento para resolver a questão.

Aqui no VLGI News, você pode baixar gratuitamente uma planilha de controle de gastos para organizar as suas finanças. Quer poupar mais para atingir seus sonhos? Clique aqui e faça o download.

Pronto para libertar-se de vez das suas dívidas? Então, assista ao último episódio semanal da VLGI School e saia do piloto automático do pagando de juros altos aos bancos.

Relacionados:

► Gastos Invisíveis: pequenos gastos com um grande peso no seu bolso► Número de investidores em renda fixa cresceu 17% nos últimos 12 meses, aponta B3► Elon Musk se reúne em São Paulo com empresários e governo para anunciar Starlink na Amazônia

Leia mais: