Comprar ou Alugar um Imóvel?

Atualizado em -

Comprar ou Alugar um Imóvel? Kelly L | Pexels
► Saiba porquê a poupança não é o melhor investimento para você► Caixa vai aumentar crédito imobiliário em 20% neste ano, diz Guimarães► Pacote de Bondades: conheça as medidas econômicas anunciadas pelo governo federal

O que é melhor para o bolso: comprar um imóvel ou alugar uma moradia? Duvido que você que está agora lendo este texto não tenha tido essa dúvida algum dia. Está passando por isso agora? Fez a busca no Google sobre esse tema e caiu aqui no nosso site? Então, vamos tentar ajudar a esclarecer um pouco mais esse tema.

A resposta de fato do que pode ser mais vantajoso para cada pessoa pode variar. Em primeiro lugar, antes de tomar esse tipo de decisão, é importante entender o momento de vida para não dar um passo maior do que as pernas. Criar uma disciplina financeira, ter uma reserva de emergência, um planejamento de aposentadoria, qual o momento profissional que está passando… enfim. Todos esses fatores de organização profissional e financeira são bastante importantes antes de se pensar em ter um imóvel.

Além disso, existem vantagens e desvantagens em ambos os casos levando em consideração fatores como ter mais ou menos mobilidade, facilidade de negociação, burocracia maior ou menor, gastos menores ou maiores, etc…

O fato é que todo brasileiro, que ainda não tem uma casa própria, tem o desejo de ter a sua moradia própria. Dados do Censo de Moradia realizado pelo Instituto Datafolha apontam que ter um imóvel é o sonho de 87% dos brasileiros entrevistados. O levantamento, feito com 3.186 pessoas acima de 21 anos em todo país em outubro de 2021, mostrou que o brasileiro valoriza mais a casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos. Com relação à posse de moradia, 91% dos entrevistados entre 21 e 24 anos afirmaram que querem um imóvel próprio.

E mesmo com o aumento da Selic desde o ano passado até o patamar atual de 11,75% o número de financiamentos não parou de subir. Vale lembrar que a taxa de referência dos juros no Brasil é usada como base para investimentos de renda fixa e operações de crédito, como o caso do financiamento de imóveis. O número total de imóveis financiados para a pessoa física em 2021 foi de R$ 165 bilhões. Bem maior do que o do ano anterior de R$ 93,9 bilhões.

Okay, todos sabemos que a vontade de ter uma casa própria é soberana para a maioria da população brasileira. No entanto, o que pode ser melhor: alugar ou comprar? As vantagens financeiras não devem ser as únicas analisadas para decidir entre o aluguel, o financiamento e a compra à vista. Para ajudar a elucidar o tema, a VLGI School preparou um novo episódio elencando alguns pontos que devem ser levados em consideração pelos investidores.

Assista ao episódio abaixo e descubra, de acordo com o seu perfil, em qual situação você se encaixa melhor.

Relacionados:

► Saiba porquê a poupança não é o melhor investimento para você► Caixa vai aumentar crédito imobiliário em 20% neste ano, diz Guimarães► Pacote de Bondades: conheça as medidas econômicas anunciadas pelo governo federal

Leia mais: