O Twitter oficial do Instituto Butantan anunciou o início da produção da Butanvac, vacina contra a Covid-19 produzida integralmente no Brasil.
O presidente do Butantan, Dimas Covas, acaba de anunciar o início da produção da Butanvac. É a primeira vacina contra Covid-19 produzida integralmente no Brasil, sem depender de insumos de outros países. Um dia histórico para a ciência brasileira e para o combate à pandemia.
— Instituto Butantan (@butantanoficial) April 28, 2021
Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, a instituição ligada ao governo paulista começará a produzir um primeiro lote com um milhão de doses, mas tem a expectativa de produzir 18 milhões de doses até junho.
A vacina ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ontem informou que os dados enviados pelo Butantan para pedir o aval a testes da vacina estão incompletos e não atendem aos requisitos para essa autorização.
Com isso, a agência enviou um pedido por mais informações ao laboratório, e o prazo de análise para aval à autorização dos testes fica suspenso até que haja resposta. Segundo a Anvisa, o Butantan terá agora 120 dias para responder às exigências de mais informações.
“Espero que Anvisa tenha senso de urgência para aprovar a nova vacina”, afirmou Doria nesta quarta-feira (28).
Além disso, a instituição anunciou a entrega de mais 600 mil doses da Coronavac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 30/04. A entrega, antes prevista para 03/05, foi antecipada. Com isso, serão 42 milhões de doses fornecidas pelo Butantan ao país desde 17/01.