A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (8) seu sétimo levantamento sobre a safra 2020/2021 de produção de grãos no Brasil. Os dados divulgados estimam que a produção fique em 273,8 milhões de toneladas, crescimento de 6,5% comparado a safra anterior.
Essa aceleração corresponderia a um aumento de 16,8 milhões de toneladas e faria com que pela primeira vez na história o país ultrapassasse a marca de 270 milhões de toneladas.
Segundo a companhia, um dos fatores que colaborou para essa projeção foi a consolidação do plantio das culturas de segunda safra e início de semeadura das culturas de inverno, com fortalecimento baseado no aumento geral de 68,5 milhões de hectares e bons resultados de culturas como soja e milho.
Na comparação com a projeção realizada no último mês, ocorreu uma alta de 1,5 milhão de toneladas. Esse crescimento foi impulsionado pela expansão de 1,1% na área de cultivo do milho e nos ganhos da produção de soja.
"No caso da soja, que tem o Brasil como maior produtor mundial, o volume deve alcançar um novo recorde estimado em 135,5 milhões de toneladas. O equivalente a 8,6% ou 10,7 milhões de toneladas superior à produção da safra 2019/20”, informa a Conab.
Ainda de acordo com o comunicado, em relação a área total de plantio, o levantamento aponta um crescimento de 3,9% sobre a safra anterior, alcançando a marca de 68,5 milhões de hectares.
A Conab desatacou que a projeção de produção para o arroz sofreu baixa de 0,8% frente ao volume da última safra. O montante para o grão deve ficar em 11,1 milhões de toneladas. Já o feijão deve crescer 2% na comparação entre as safras e totalizar 3,3 milhões de toneladas.
O levantamento ainda informou dados referentes ao amendoim e o trigo, que nesta safra devem atingir as marcas de 595,8 mil toneladas e 6,4 milhões, respectivamente.
Podcast +Q1Minuto
Entenda melhor como lucrar com o crescimento do setor do agronegócio brasileiro. Desde a liberação do crédito ao produtor rural até a possibilidade de rentabilizar a sua carteira com a aplicação em ativos como CRAs, LCAs e Derivativos.
Ouça o episódio do +Q1Minuto sobre como investir no Agronegócio e amplie o seu conhecimento sobre as oportunidades no setor através dos investimentos nas commodities agrícolas.