Nesta quinta-feira (11), a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) divulgou a projeção a respeito da produção de soja da safra 2020/2021. A expectativa é que a o resultado fique em 135,1 milhões de toneladas.
A Conab ainda relatou que a colheita vai ter atraso. Isso vai acontecer devido aos problemas climáticos enfrentados no país. Porém, mesmo com esse problema, a companhia espera uma produção recorde com aumento de 8,2% na comparação com a safra anterior.
“No atual momento, quando a colheita deveria ocorrer celeremente, dando margem para o plantio da segunda safra de milho ou de outras culturas, e mesmo para o escoamento aos mercados consumidores, as operações no campo são novamente afetadas pela incidência de chuvas, na maior parte dos estados produtores, retardando a colheita”, relata Conab.
A projeção de exportações também foi divulgada, ficando em 86,1 milhões de toneladas. Esse montante foi impulsionado pela forte demanda chinesa. Outro fator que colaborou para essa expectativa é o alto percentual comercializado para a atual safra que alcançou em 65%.