Desde esta segunda-feira (22), a Bolsa de Valores (B3) passa a contar com mais um índice: o IFIX L (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez).
O novo indicador é uma referência de desempenho dos 51 FIIs mais negociados (líquidos) na bolsa de valores brasileira. O IFIX L é classificado como um subíndice do IFIX - que mede a performance de todos os Fundos de Investimentos Imobiliários no país.
Para Mário Palhares, diretor de Produtos Listados da B3, o novo indicador reflete a relevância que os FIIs ganharam no mercado de capitais brasileiro.
"Nos últimos dois anos, o mercado de FIIs cresceu, aproximadamente, 123%, tornando-se o principal produto procurado pelas pessoas físicas depois das ações. Com isso, a B3, em parceria com o mercado, passou a olhar muito mais de perto para esse produto e como poderíamos desenvolvê-lo ainda mais", conta Palhares.
As cotas dos FIIs devem respeitar critérios de inclusão para serem incluídas no IFIX L, como pertencer ao IFIX (atualmente com 87 ativos). No total, a B3 possui mais de 300 FIIs listados - um aumento de 64% em relação a dezembro de 2018. O número de investidores em Fundos Imobiliários também teve um forte aumento de, aproximadamente 600%, passando de 200 mil para mais de 1,2 milhão.
Para acompanhar os FIIs que fazem parte do IFIX L basta acessar a página da B3 e ver a atual composição da carteira.
Podcast +Q1Minuto
Entenda mais sobre os tipos de Fundos de Investimentos disponíveis na B3, inclusive os FIIs, ouvindo o episódio do podcast +Q1Minuto sobre quais são as principais classes de fundos e as vantagens dos FIPs, por exemplo. Nele o Sócio e Economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane, explica com mais detalhes como os investidores podem tomar suas decisões na hora de escolher em qual tipo de fundo investir.