B3 lança índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez

Atualizado em -

B3 lança índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez Pixabay
► O que são e como funcionam os fundos imobiliários?► B3 vai liberar empréstimo de cotas de FIIs e FIPs a partir da próxima segunda-feira (30)

Desde esta segunda-feira (22), a Bolsa de Valores (B3) passa a contar com mais um índice: o IFIX L (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez).

O novo indicador é uma referência de desempenho dos 51 FIIs mais negociados (líquidos) na bolsa de valores brasileira. O IFIX L é classificado como um subíndice do IFIX - que mede a performance de todos os Fundos de Investimentos Imobiliários no país.

Para Mário Palhares, diretor de Produtos Listados da B3, o novo indicador reflete a relevância que os FIIs ganharam no mercado de capitais brasileiro.

"Nos últimos dois anos, o mercado de FIIs cresceu, aproximadamente, 123%, tornando-se o principal produto procurado pelas pessoas físicas depois das ações. Com isso, a B3, em parceria com o mercado, passou a olhar muito mais de perto para esse produto e como poderíamos desenvolvê-lo ainda mais", conta Palhares.

As cotas dos FIIs devem respeitar critérios de inclusão para serem incluídas no IFIX L, como pertencer ao IFIX (atualmente com 87 ativos). No total, a B3 possui mais de 300 FIIs listados - um aumento de 64% em relação a dezembro de 2018. O número de investidores em Fundos Imobiliários também teve um forte aumento de, aproximadamente 600%, passando de 200 mil para mais de 1,2 milhão.

Para acompanhar os FIIs que fazem parte do IFIX L basta acessar a página da B3 e ver a atual composição da carteira.

Podcast +Q1Minuto

Entenda mais sobre os tipos de Fundos de Investimentos disponíveis na B3, inclusive os FIIs, ouvindo o episódio do podcast +Q1Minuto sobre quais são as principais classes de fundos e as vantagens dos FIPs, por exemplo. Nele o Sócio e Economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane, explica com mais detalhes como os investidores podem tomar suas decisões na hora de escolher em qual tipo de fundo investir.

click aqui para falar com um especialista

Relacionados:

► O que são e como funcionam os fundos imobiliários?► B3 vai liberar empréstimo de cotas de FIIs e FIPs a partir da próxima segunda-feira (30)

Leia mais: