O Banco Central (BC) anunciou oficialmente hoje, quarta-feira (12), a instituição do seu novo sistema de pagamento instantâneos, o PIX, e aprovou detalhes do seu regulamento.
O início do cadastro das Chaves PIX, através de números de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail, se dará a partir do dia 5 de outubro através de bancos e fintechs com mais de 500 mil clientes, entretanto, o sistema começará a operação completa a partir do dia 16 de novembro de 2020.
O PIX é o sistema de transferências e pagamentos instantâneos. Ele permite transações 24 horas por dia, incluindo final de semana e feriados. Cada transação deve levar cerca 10 segundos para ser concluída. A transação pode ser feita apenas informando o celular do destinatário, sem passar pelas etapas de informar conta, agência CPF e outros dados.
O PIX também permitirá a leitura de códigos de barra e QR Codes com compensação instantânea, acabando com a espera de até dois dias úteis para o processamento de boletos.
Em relação ao limite de valor das transferências feitas de forma instantânea, Angelo Duarte, chefe do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC, explica que as instituições financeiras participantes seguem livres para fixar esse valor – desde que ele não seja inferior ao já praticado em outras modalidades de transferência.
O BC afirmou que está fornecendo a infraestrutura para que as empresas utilizem e ofereçam seus serviços.