Depois de anunciar o banimento do aplicativo TikTok nos Estados Unidos a partir de domingo (20), o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que aprovaria a negociação proposta pela Oracle para evitar a retirada do aplicativo.
O negócio criaria uma nova nova empresa chamada TikTok Global. A Bytedance manteria a maioria dos ativos da TikTok, enquanto a Oracle seria a "parceira tecnológica" do aplicativo nos EUA e seria responsável por hospedar todos os dados de usuários dos EUA. A Oracle e também o Walmart participarão de uma rodada de financiamento pré-IPO da TikTok Global, na qual podem assumir uma participação cumulativa de até 20% na empresa.
A declaração de Trump sobre dar a sua "bênção" ao negócio fez o Departamento de Comércio dos EUA adiar a proposta de banimento do TikTok por uma semana, até 27 de setembro.
Embora esteja inclinado a aceitar a negociação, o governo norte-americano queria outro tipo de acordo em relação ao TikTok e esperava que as operações do aplicativo fossem vendidas de forma total aos Estados Unidos.