Produção industrial avançou 8,0% no mês de julho

Atualizado em -

Produção industrial avançou 8,0% no mês de julho Foto: Freepik
► Indústria acredita em aumento da produção e confiança sobe► Confiança do empresário tem alta expressiva em agosto

O Ibovespa encerrou o último pregão em leve queda, variação -0,25%, cotado a 101.911 pontos. Na manhã de hoje, o índice futuro do S&P 500 indica abertura em queda de 0,54% após ter renovado máxima no pregão da véspera. A Europa por sua vez opera em alta de 0,6% após divulgação de dados econômicos e plano de estímulo de 100 bilhões de euros da França. Na região do Euro, o Índice de Gerente de Compras (PMI) do Markit mostrou que a atividade econômica cresceu mais que o esperado em agosto, com resultado de 51,9, ante uma expectativa de 51,6.

Produção Industrial

Entre os indicadores econômicos, o IBGE divulgou a produção industrial de julho, que cresceu 8% frente a junho de 2020, completando o terceiro mês seguido de alta. Pela primeira vez na série histórica iniciada em 2002, 25 dos 26 setores apresentaram taxa positiva. Em relação ao mesmo período do ano passado, a indústria recuou 3% e com isso acumula perda de 9,6% no ano. A influência positiva mais relevante em relação ao mês anterior foi de Veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançou 43,9% em julho de 2020.

Cenário Nacional

No cenário local, o governo deve entregar hoje ao Congresso a reforma administrativa que deve reduzir o salário inicial dos servidores, aumentar o período de estágio antes da estabilidade para concursados, acabar com a licença-prêmio e gratificação por tempo de serviços, reduzir o número de carreiras e criar possibilidades de vínculos empregatícios com contratação sem concurso e sem estabilidade.

Entre as commodities, o contrato futuro do minério de ferro teve a 6ª alta seguida em Dalian e fechou em alta de 0,9%, enquanto o petróleo Brent opera em queda de 1,89%, cotado a US$ 43,59.

Relacionados:

► Indústria acredita em aumento da produção e confiança sobe► Confiança do empresário tem alta expressiva em agosto

Leia mais: