O bookbuilding é o processo pelo qual uma empresa busca determinar o preço justo de lançamento de uma oferta pública (IPO), baseado na demanda de investidores (quantidade que cada um deseja comprar). Esse mecanismo realiza uma consulta prévia para a definição do preço do ativo que pode chegar a um ágio ou deságio no valor a ser negociado. A tendência é se chegar a um cálculo do preço máximo por ativo que cada um está disposto a pagar.
Utilizado tanto para ofertas primárias ou secundárias, o bookbuilding pode ser usado no lançamento de ações, emissões de títulos (como debêntures, bonds, títulos privados) ou cotas de um fundo.
Em última instância, esse processo demanda conquistar a confiança dos investidores. Afinal, serão eles que vão assumir o risco do novo ativo. O que a empresa vai buscar é o equilíbrio entre o preço ideal dos papéis e a disponibilidade dos compradores adquirirem os títulos na Bolsa de Valores.
Para participar de um IPO existe um prazo determinado para a realização dos pedidos de reserva. É justamente neste pedido que os investidores estabelecem um preço máximo que aceitam pagar pelo papel negociado.
Após a análise dessas ofertas é feita a apuração do preço definitivo e o rateio dos ativos disponíveis. Em tradução literal para o português, o bookbuilding é a construção do livro (de ofertas).